O subsecretário de Turismo, professor Fred Vanderlei Pimentel, tem em seus projetos para o ano de 2011, a reativação do trem Maria Fumaça, um patrimônio histórico da ferrovia que hoje está estacionado, no pátio da secretaria de Saúde, na Rua Major Matheus, Vila dos Lavradores. A idéia de Pimentel é recuperar a locomotiva e criar o Passeio Turístico pela malha rodoviária.
Numa primeira etapa, Pimentel pretende fazer o trajeto de Botucatu ao Distrito de Rubião Júnior (sentido Botucatu/Presidente Epitácio). O passeio teria duração de 30 a 40 minutos. No roteiro estaria incluído a visita ? igreja de Santo Antônio e ao Jardim Botânico da Unesp, entre outros pontos, como a estação de Paula Souza.
Entendo que é, plenamente, possível criar esse passeio a um baixo custo. O mais importante nós já temos que é a malha ferroviária em bom estado e a locomotiva que está no pátio da (secretaria) da Saúde, que irá passar por uma reforma e voltar a circular. Seria um passeio bastante interessante e uma maneira de fomentar o Turismo entre Botucatu e Rubião Júnior, frisou Pimentel.
Mas, o projeto do Passeio Turístico não deverá ficar limitado somente a esse percurso. A intenção futura é também fazer um trajeto com a Maria Fumaça entre Botucatu ao Bairro de César Neto (sentido Botucatu/São Paulo). Nesse percurso, que teria, aproximadamente uma hora, além de dois túneis, o trem passaria por estações que foram muito importantes nos tempos áureos da ferrovia, como Belveder, Apuãs e César Neto. Se o passeio fosse ampliado o trem poderia passar pelas estações de Bento Ferraz, Engenheiro Romualdo, Engenheiro Calixto e chegar até Pirambóia.
Os dois lados da nossa malha ferroviária é cercada por matas nativas e as pessoas teriam a oportunidade do contato direto com a natureza observando pássaros e animais. O visual é muito bonito. Em baixa velocidade (mais ou menos 30 ou 40km), o passeio mostraria aspectos naturais de rara beleza. Isso sem falar da emoção de passar pelos dois túneis, frisou Pimentel. Esse projeto do passeio turístico, tem o aval do prefeito João Cury e deverá ser implantado a partir do ano que vem, acrescentou.
Fotos: Valéria Cuter
Compartilhe esta notícia